Press Release

Curso de Escrita de Ficção para Cinema e TV

Coordenação

João Nunes e Jorge Paixão da Costa

Duração

200 horas

Regime/Horário

Pós-Laboral às 2a, 3a e 5a feiras das 19h30 -22h30

Introdução

O Curso de Escrita de Ficção para Cinema e TV é uma iniciativa conjunta do Meios.Com e das Produções Fictícias/Formação em estreita colaboração com a Universidade Lusófona, pretendendo-se que venha a ser a referência nacional para a formação de profissionais de escrita para os meios audiovisuais.
No Curso de Escrita de Ficção para Cinema e TV, os estudantes aprendem os princípios e a técnica do guionismo profissional, através de um método de ensino em que se combinam de forma eficiente as componentes teórica e prática.

Objectivos

O objectivo do Curso de Escrita de Ficção para Cinema e TV é que cada aluno adquira e consolide os conhecimentos teóricos e práticos necessários para enfrentar qualquer desafio de escrita de ficção audiovisual, desde o cinema aos novos media, passando pelos diversos formatos da ficção televisiva, como as séries ou as telenovelas.
Como comprovativo das competências adquiridas no Curso cada aluno desenvolverá um portfolio pessoal composto pelos guiões de uma curta-metragem e de um episódio de série televisiva (sitcom ou drama), e pelo dossier de apresentação de uma longa metragem de cinema.

Monitores

O Curso de Escrita de Ficção para Cinema e TV será coordenado por Jorge Paixão da Costa e João Nunes, dois profissionais de televisão e cinema com currículos respeitados.
Além dos coordenadores, todos os monitores são guionistas profissionais, com trabalhos já produzidos em cinema ou televisão, como Patrícia Müller, Tiago R. Santos, Nuno Duarte, João Tordo ou Possidónio Cachapa.
Com o Curso Escrita de Ficção para Cinema e TV o Meios.Com e as Produções Fictícias pretendem criar uma nova geração de autores de televisão e cinema que contribuam para o fortalecimento de uma indústria audiovisual sólida e criativa, no nosso país e na Europa.

Programa

Módulo 1- Bases da Escrita Audiovisual (40 horas)

TD – Teoria Dramática – Jorge Paixão da Costa

ECA – Escrita Criativa para Audiovisual – João Tordo

AOA – Análise de Obras Audiovisuais – Tiago R. Santos

Módulo 2 – Escrita para Cinema (60 horas)

TDG – Teoria Dramática/Géneros – Possidónio Cachapa

CF – Conferências – Convidados

PE – Personagens e Escrita – Tiago R. Santos

EE – Estrutura e Enredo – João Nunes

AL – Adaptação Literária – João Tordo

Módulo 3 – Escrita para Televisão (70 horas)

FT – Formatos Televisivos – João Nunes

CF – Conferências – Diversos

ET – Escrita de Televisão – Nuno Duarte

TN – Telenovela – Patrícia Müller

PA – Prática com Actores Jorge Paixão da Costa

Módulo 4 – Writer's Room (30 horas)

CW – Criação Web Series

EW – Escrita Webisódios

PW – Produção Webisódios

Condições de Acesso

A candidatura e frequência do curso estão abertas a quem tiver concluído o 12o ano de escolaridade. Podem admitidos alunos com habilitação inferior desde que comprovada a sua aptidão pela coordenação do curso. Será realizado um teste de admissão, constando de um guião criativo com o máximo de 2 páginas subordinado ao tema “E se eu já fosse guionista…”, dirigida ao Coordenador.

Certificados e diplomas

O curso dá direito a um certificado de pós-graduação aos alunos que possuidores de curso superior e certificado de especialização aos restantes alunos.

Informações

MEIOS.COM- Instituto de Comunicação e Multimédia Campo Grande, 376, 1749-024 Lisboa

Tel. (21) 7515500 (ext.2241)

Fax (21) 7577006